Resenha
sobre o filme Confidencial
Wilson
Albino Pereira
Uma
mistura fina. Talvez, o filme Confidencial (2006) possa assim ser definido. Uma
simplória notinha de jornal referente ao assassinato de uma família inteira é o
start da história. É comum ler
noticias sobre assassinos e assassinatos, mas quando um escritor resolver
investigar, o fato ganha proporções inimagináveis.
Na
trama ocorre uma sucessão arranjos. Capote, estrategista que é, consegue
articular a tal ponto, que uma cidade interiorana pacata e tradicional cede a
seus encantos(sorrisos, abraços e presentinhos).O jornalista interesseiro e mal
caráter se faz de humanista para explorar a desgraça humana.
Porque
era carismático, ou fingia ser, Capote penetrou nas intimidades. Isso assegurou
seu livre acesso na cela onde estavam trancafiados os irmãos assassinos. É
difícil saber qual é a verdadeira intensão do jornalista até certo ponto do
filme. Será que Capote queria só contar uma história em um tom mais dramático?
Será que seu interesse crime não passava de sádicos desejos?
O drama
requer atenção do expectador, já que adição de elementos como gestos, troca de
olhares, entonação vocal dão profundidade psicológica ao filme. Depois de
conquistar a confiança de todos que a seu redor, Capote se apaixona por um dos
assassinos e toma conhecimento de fatos, cujos quais até mesmo a polícia
desconhecia.
O
longa-metragem deixa transparecer “as marcas” do que é jornalismo quando “retrata”
a realidade, “ordena” acontecimentos e “promover” atitudes políticas. Outro fator presente é o estereótipo do jornalista que se alegra em exercer uma força
que questiona, vigia, observa, averigua e por fim revela as minúcias que nem
mesmo as autoridades conseguiram alcançar.
Tudo
é ambivalente no filme. Não fossem as técnicas literárias do jornalista e
escritorTruman Capote (Toby Jones) talvez o termo o “Romance de não ficção” não
existiria. Ao final de seis anos, as entrevistas aos irmãos criminosos
condenados à morte, deram origem um livro reportagem que tornou Capote rico e
mais famoso. Tudo o que ocorre no filme talvez ocorra também na vida real. A
natureza humana é um campo vasto, fértil e transdisciplinar.
Ademaisenvolvimento excessivo com fontes ou não pode potencializar paixões, desprezos, amores.
etc
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