domingo, 19 de junho de 2016

Resenha do Filme: Confidencial

Aluna: Vanessa Alves

Confidencial, filme lançado em 2006, conta a história do jornalista e escritor Truman Capote. O filme conta a história por trás do livro A sangue frio, que Capote escreveu sobre um assassinato ocorrido em 1959 no Kansas, Estados Unidos. Bem relacionado e muito curioso, Capote teve acesso direto às fontes consideradas mais importantes em um caso como esses.

Capote usou seu bom humor para conquistar as pessoas da cidade e se tornar amigo de todos que poderiam ser fontes para a história que ele queria contar. O jornalista se mudou para a cidade onde o crime aconteceu e usou todos os artifícios possíveis para conseguir falar com os assassinos das quatro pessoas de uma mesma família
.
Truman tinha um jeito peculiar de cativar as pessoas e conseguir o que queria, o jornalista parecia sempre saber o que as pessoas queriam ouvir ou receber de presente. Dessa maneira ele conseguiu não somente acesso ao presídio, mas também conseguiu cativar a confiança dos dois presos por homicídio, Perry Smith e Richard “Dick” Hickock.

O que Capote não poderia esperar era que durante a série de visitas que ele faria à Perry Smith, os dois acabariam por desenvolver um relacionamento amoroso. Embora os dois não tenham tido oportunidade de desfrutar do envolvimento amoroso pessoalmente, as trocas de declarações entre os dois aconteceram.

Os assassinos foram condenados à pena de morte e Capote esteve presente durante a execução da pena. O jornalista não foi capaz de assistir o momento em que Perry foi levado à forca e muito amigos também acreditam que depois da morte dele, Truman nunca mais foi o mesmo e nem conseguiu voltar a escrever da forma como escrevia.


A sangue frio é considerado a grande obra escrita por Capote e nesse filme é possível ver como, por vezes, a relação entre uma fonte e um jornalista ou escritor pode ser confusa. O relacionamento entre Truman e Perry, embora nunca tenha chegado a ser vivido em sua plenitude, deixou marcas que o jornalista, aparentemente, nunca foi capaz de superar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário